Total de visualizações de página

"O GUARDADOR DE REBANHOS" ALBERTO CAEIRO


(...)Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.


(...)Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...


antoniopais1.blogspot.com

!-- Facebook Badge START -->Antonio Pais

HUMANA

HUMANA
ESCOLHI-TE COMO A IMAGEM DE TODAS AS PESSOAS QUE TÊM SIDO A RAZÃO DA MINHA NAVEGAÇÃO NA BLOGOSFERA

ANTÓNIO PAIS

A inocência de um escritor-menino...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CAIM


Naquele quarto silencioso da Unidade de Cuidados Intensivos, onde apenas eram audíveis os sinais provocados pelas máquinas de suporte auxiliar de vida, um dos doentes chamou a atenção do pessoal clínico, quando repentinamente uma Auxiliar de Acção Médica proferiu, em tom de voz mais elevado: "- Este doente está a passar-se dos carretos!" É esta a expressão que na gíria hospitalar designa um quadro clínico de ENCEFALOPATIA.
O doente, um agente da PSP, agride verbalmente o médico e a enfermeira que prontamente o assistem, proferindo frases com ou sem nexo, entre as quais: "- Filhos da mãe, hei-de apanhá-los com o carro em cima do passeio e faço-lhes a folha! Mostrem já os vossos documentos para vos multar, seus pulhas! Apanhem aquele que vai a fugir sem Carta! Corram! Espetem-lhe um balázio nos cornos, seus maricas!..."
É neste estado que vejo aparecer frente às câmaras e máquinas fotográficas dos órgãos de comunicação social, ávidos de notícias sensacionalistas, um homem visivelmente debilitado, no dizer da sabedoria popular: "a dever já uns bons anos à terra".
A este homem, sabe-se lá por que tramas do "demónio", foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura, passando por cima de tantos talentos em todo o mundo.
Este homem que conheci residindo na Rua dos Ferreiros à Estrela, em Lisboa, decorria o ano de 1988, não dava a saudação aos vizinhos porque os considerava como seres ignorantes e imbecis.
Este homem que escreveu as maiores barbaridades sobre religião sendo um leigo em Teologia mas que vendeu, vendeu, vendeu...
Este homem que agora publica com êxito e polémica uma obra literária (?), plagiando Thomas Mann, entre outros, mas a quem é reconhecida a prerrogativa de exercer o seu direito à liberdade de expressão, o que não aconteceu com as "brincadeiras de mau-gosto" da actriz brasileira Maitê Proença.
A liberdade de expressão regula-se, deve ser contida em certas circunstâncias, ou não teríamos de suportar a bolinha vermelha no canto superior direito dos nossos écrans de televisão.
Este homem que desprezou/renegou sempre o seu país, a sua terra natal e os seus conterrâneos ribatejanos (Azinhaga, uma aldeia simpática situada junto à Golegã), e a quem aquela gente boa, "ignorante e imbecil", orgulhosa, lá lhe construíu, homenageando-o, uma estátua.
Este homem que está a vender imenso, aumentando o seu pecúlio e subindo vertiginosamente as audiências aos órgãos de comunicação social (os abutres-do-novo-mundo).
Este homem que deveria ser imediatamente internado (tal como faziam aos dissidentes na ex-União Soviética), pois certamente está a sofrer de ENCEFALOPATIA PERMANENTE.
Dizer mais sobre este homem é dar-lhe ainda mais visibilidade, por isso nem o seu nome me atrevo a referir, porque me enoja.


7 comentários:

Unknown disse...

Amigo António
Você fui duro com ele. Nada que eu não tivesse também pensado, porem não me atreveria a dizer nada.
Ofereceram-me um livro dele e não consegui ler nem metade. O que li foi sempre com bastante esforço.
Parece-me que por eu não gostar outros gostarão.
Pode dizer tudo o que quiser porque nada me afecta. Quem nos julgará um dia a ele , a mim e a todos...?
Se os árabes respeitam tanto o Corão porque que é que eu não hei-de respeitar a Bíblia..?
Poderei não acreditar nas imagens literárias. Poderei não acreditar mesmo em nada, isso é comigo, mas servir-me do estatuto público que o Sr tem parece-me que não lhe fica bem (sou católico e é a minha opinião)

Teté disse...

Olá, António!

Concordo que as televisões usam e abusam de "casos" destes, para aumentar as audiências, mas o escritor não tem culpa disso...

Não o conhecendo pessoalmente, tenho ideia que é um homem antipático, arrogante e extremamente faccioso no seu modo de estar na vida (ainda me lembro do que ele fez no DN, quando foi director do jornal)!

Onde não concordo é que a liberdade de expressão deva ter limites - todos têm direito a ter as suas próprias opiniões, mesma que sejam contra as da maioria! Igualmente não concordo que ele sofra de qualquer doença do foro psiquiátrico, até porque sempre foi o que ele afirmou, não vejo nada de incoerente no seu pensamento do passado e do presente. Aliás, se aos 87 anos não pudesse escrever ou dizer o que lhe apetece, mal estaríamos todos nós!

Ah, vou ler o livro para poder falar mais seguramente sobre o assunto? Não, não vou! Nunca consegui ler nenhum livro dele, a falta de pontuação irrita-me e faz-me perder o fio à meada. Mas há quem goste! E sou contra a proibição da publicação de qualquer livro, que faz lembrar tempos remotos, com Hitler, Salazar ou até a própria Igreja e o seu Index...

Mas a liberdade de expressão serve para os dois lados, se não existisse não poderias escrever este texto ou dar a tua opinião, não é? Aliás, acho sempre bem que as pessoas o façam, quando discordam!

Beijinhos para ti (e também para a Isabelinha)!

Ana Casanova disse...

Querido António,
também escrevi sobre o mesmo senhor.
Também usei do meu direito democrático de liberdade de expressão mas não consigo ser grosseira e mal-educada como ele porque não o sou.
Gostava que fosses lá ao blog e deixásses a tua opinião.
Hoje já me envolvi em debate no Face mas foi uma discussão ligeira e civilizada até porque nem me posso enervar e muito menos com pessoas que desprezam a própria terra e depois vêem "mandar bitates" e chamar imbecil a tudo que é gente.
Beijinhos com muito carinho para ti e Isabel!

Mari disse...

Antonio
Como sou leitora da Ana(Humana),acompanhei a discussão sobre Saramago e achei suas colocações muito interessantes.Convido-o a conhecer meu blog.
Lá,todos os meses debatemos temas polêmicos,que nos leva à reflexão e desdobramentos de nossos pensamentos.
Belo blog o seu!

abraço

Je Vois La Vie en Vert disse...

Até que enfim que leio verdades sobre este vaidoso que se diz escritor.
Nunca li nada dele nem tenciono porque primerio, não me apetece andar a procura de pontuação que não existe, e segundo porque não aprecio as pessoas que menosprezam os outros por vaidade.

Beijinhos

Verdinha

Humana disse...

Querido amigo, passas lá no blog?
Beijinhos

ematejoca disse...

Pela Fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Por causa da sua fé, Deus considerou-o seu amigo e aceitou com agrado as suas ofertas. E é pela fé que Abel, embora tenha morrido, ainda fala.

(Hebreus, II,4)

O António já leu o "Caim" do José Saramago? Ou não gosta pura e simplesmente do autor e das suas ideias?

Tenho aqui ao meu lado o "CAIM" de José Saramago. Ainda não o li, por isso não posso dizer nada. Só sei que, "Caim" é a história dos homens e dos seus desentendimentos com Deus. Sabemos, que o Saramago não acredita em Deus, porque razão está sempre em conflito com um deus, que não existe?
Já ouvi falar do debate na Sic, mas também não tive oportunidade de o ver.
Uma coisa é certa, imitar o meu querido Thomas Mann é uma coisa muito difícil, mesmo para um José Saramago...

Um abraço da cidade mais bonita do mundo, onde chove a cãntaros!!!

digital clock


Myspace Clocks, Digital Clocks at WishAFriend.com

LISTA COM ALGUMA MÚSICA PREFERIDA


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Pesquisar este blog

STATCOUNTER

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM
ESTÃO A SER TRANSPORTADOS PARA O "TENTATIVAS II"

A NOSSA AMIGA ADRIANA MARQUES. LINDA!!!

DO BLOGUE DA SONIA SILVINO

Create your own banner at mybannermaker.com!

OBRIGADO E PARABÉNS MARINEIDE

PARABÉNS ODETE DAN

PARABÉNS ODETE DAN
MUITAS FELICIDADES

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO
Oferta gentil de http://gregapoemas.blogspot.com

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM
Muito obrigado, linda Mari

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Já lá vai o tempo do "Currículo"... Espiritualista (estudioso, mas não fanático). Voluntariado