

.
.
Hoje, em Portugal, ocorreu um hediondo e dos piores atentados terroristas à liberdade de expressão.
.
A explosão ocorreu nos Estúdios da TVI (canal de televisão privado) em Queluz (arredores de Lisboa).A Direcção daquele órgão de comunicação social demitiu-se em bloco.
Não sou fã dos seus conteúdos de entretenimento e muito menos da sua linha editorial. Porém, não posso deixar de relembrar FRANÇOIS-MARIE AROUET: escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusivé religiosas e livre comércio. Ficou conhecido como Voltaire e deixou escrito para a posteridade:
.
"POSSO DISCORDAR DAQUILO QUE DIZES, MAS DEFENDEREI ATÉ À MORTE O TEU DIREITO DE O DIZERES"

Vem isto a propósito da minha discordância relativamente a alguém que se aborreceu comigo por eu brincar - sem ofender - aquela que no entender de algumas pessoas consideram a magestática, pura e senhora dona Carla Bruni.
.
Biografia da Senhora Dona Carla Bruni
.
.jpg)
Nascida no norte da
Itália, foi criada na
França e na
Suíça. A
música está no seio familiar. A sua mãe é a concertista de piano Marisa Borini, que foi casada com o industrial e compositor clássico Alberto Bruni Tedeschi.
Mais recentemente, graças a uma reportagem da revista Vanity Fair, ficou-se a saber que o seu pai biológico é o empresário italiano, radicado no Brasil desde os anos 70, Maurizio Remmert. "Quando o marido estava doente, Marysa contou a Carla quem era o seu verdadeiro pai. Foi uma conversa de adultas, entre mãe e filha", afirmou Maurizio, que recentemente viajou com o casal presidencial para a Romênia.
O jornal brasileiro O Estado de S. Paulo publicou, em 9 de janeiro de 2008, uma entrevista com Maurizio Remmert, empresário italiano radicado no Brasil há décadas, que seria o verdadeiro pai de Carla, tendo sido amante de sua mãe durante seis anos. Na ocasião, ele declarou que era a sua primeira e única entrevista sobre a filha e que não voltaria a falar aos jornalistas sobre ela.
Oriunda de uma família ligada à CEAT (fábrica italiana de pneus) e à ENI (petrolífera italiana, outrora estatal), Bruni foi com os pais e os irmãos para um exílio na França em 1975, fugindo das Brigadas Vermelhas, organização terrorista de cunho marxista que recorreu a sequestros e assassinatos naquele período da história italiana. Cresceu em Paris, tendo cursado parte de seu período escolar na Suíça e, de volta à França, estudado na Universidade de Sorbonne.
Carreira de modelo
Em 1988 abandonou de vez os estudos para se dedicar à carreira de modelo; considerada uma das mais belas modelos de sua época, Carla Bruni foi contemporânea de Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Christy Turlington e Kate Moss no mundo da moda - a primeira geração de top models internacionalmente famosas. No fim dos anos 80, era uma das vinte modelos mais bem pagas do mundo, ganhando cerca de 7,5 milhões de dólares por temporada. Em 11 de Abril de 2008, uma foto de Bruni nua de 1993 foi vendida em leilão por 91 000 dólares (65 009 euros) - mais de 60 vezes o preço esperado.
A herdeira de uma fortuna imensa teve relacionamentos com rockstars como Mick Jagger e Eric Clapton, o magnata Donald Trump, e actores como Kevin Costner e Vincent Perez, entre outros.
Música
Depois de uma carreira bem sucedida como modelo entre 1987 e 1998, trocou as passarelas pela música, tendo lançado três discos até à presente data: Quelqu'un m'a dit (de 2002, cantado em francês), No promises (de 2006, cantado em inglês) e Comme Si De Rien N'Était (de 2008, cantado em inglês e em francês); este último contendo algumas letras polémicas e que fazem alusão ao seu actual marido: o Presidente da França Nicolas Sarkozy: tais como Tu Es Ma Came ("Meu homem, eu enrolo e fumo"/"[amor] mais mortal que a heroína afegã, mais perigoso que a branca colombiana"), Je Suis une Enfant ("Continuo a ser criança, apesar de meus 40 anos, apesar dos meus trinta amantes"), Ta Tienne ("Tu és o meu senhor, tu és o meu querido, tu és a minha orgia") e You Belong to me.
.
Deixou as passarelas em 1998; e em 2001 teve o seu primeiro filho com Raphaël Enthoven e, um ano depois, lançou o seu primeiro disco "Quelqu'un m'a dit", em que a canção era a principal influência; elogiado pela crítica, vendeu mais de 200 mil cópias na França e foi número 1 em vendas na Amazon do país. Com o lançamento desse álbum, a canção passou a fazer parte definitivamente da sua vida.
Em janeiro de 2007, seguiu-se "No promises", cujas letras de sua própria autoria deram lugar a poemas de William Butler Yeats e Emily Dickinson, entre outros.
Vida pessoal
Em Dezembro de 2007 surgiram rumores na imprensa francesa afirmando que estaria a namorar o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, recém-separado num rumoroso caso que incluiria traição (revista L'Express do 16 de dezembro de 2007 e revistas Point de vue, Paris Match, e Closer de 19 do mesmo mês). Em janeiro de 2008, informou-se oficialmente que ambos se casariam em breve. Viriam a casar no dia 2 de Fevereiro de 2008 no Palácio do Eliseu, em Paris.
.
Para concluir, e porque felizmente não preciso do blogue para sobreviver e se me levarem preso também não me incomodo nada (o Estado Novo prendeu-me durante três longos anos, dois dos quais numa guerra injusta, atrevo-me a PUBLICAR MENSAGEM, apenas rogando a Santa Teresa D' Ávila e a Madre Teresa que perdoe a quem delas escarnece.