Total de visualizações de página

"O GUARDADOR DE REBANHOS" ALBERTO CAEIRO


(...)Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.


(...)Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...


antoniopais1.blogspot.com

!-- Facebook Badge START -->Antonio Pais

HUMANA

HUMANA
ESCOLHI-TE COMO A IMAGEM DE TODAS AS PESSOAS QUE TÊM SIDO A RAZÃO DA MINHA NAVEGAÇÃO NA BLOGOSFERA

ANTÓNIO PAIS

A inocência de um escritor-menino...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Pai Natal e o Menino Jesus

Em pequeno acreditei no Pai Natal até aos 10 anos de idade. Depois passei a acreditar somente no Menino Jesus. Os anos passam sobre nós, tão rapidamente, que nem nos apercebemos. Lembro hoje a data da minha partida para a Guerra Colonial. Foram três Natais passados longe dos entes mais queridos, namorada e amigos (um a bordo do Paquete Príncipe Perfeito e dois nas matas em Angola). Já passei, ao longo da minha vida, por Natais tristes mas sempre com Fé nos vindouros.
.
Este é mais um daqueles em que não tenho motivos para celebrar, por me haver despedido recentemente daquela que nunca deixou de enfeitar a árvore e arranjar com ternura o presépio, salpicando o cenário com algodão branco a imitar os flocos de neve e as lágrimas a tombarem na folhinha de prata que imitava o lago sobre o qual colocava uns patinhos de barro pintados de branco.
.
Acredito no Menino Jesus e celebro, sim, a data do seu nascimento, pedindo-lhe que através do Pai Natal me conceda a graça de ver bem sucedidas as intervenções cirúrgicas a que vão ser submetidas a mãe dos meus filhos e a minha tia (irmã da minha saudosa mãe).
*
A minha oração aqui fica em forma de Conto inacabado, numa data em que me encontro preocupado mas com Fé, aproveitando para agradecer a toda(o)s a(o)s amiga(o)s que têm vindo a fazer o favor de me visitarem, quer através de correio-electrónico ou messenger, quer em forma de comentários.
*
Algures nas matas gélidas da Lapónia, numa casinha de madeira, escondida permanentemente dos olhares indiscretos pela densa e alva bruma, habituaram-me assim, desde muito pequeno, a imaginar um velhote gordo e simpático, de longos cabelos e barbas da cor imaculada da neve.
Certa noite visitei-o, em sonho, tão marcado que ficou na minha mente quando, com oito anos de idade, julguei ter visto a sua mão na chaminé colocando o meu inesquecível cavalo de pau.
Fiquei desde então a saber que a sua actividade não se restringe apenas à época natalícia. Imaginava-o sempre à lareira, com um cobertor muito grosso sobre as pernas e com uma caneca de porcelana fumegante, apertada entre as luvas felpudas, aquecendo-lhe as mãos e o esófago graças a um café com leite bem quentinho por ele preparado e fervido sobre o intenso e crepitante fogo do seu braseiro, o qual também lhe ruborizava a face.
Ali ao lado, nos estábulos, dormiriam, certamente, as renas, aconchegadas umas às outras, com os seus corpos enfiados numa palha dourada, bem limpinha, seca e confortável.
Mas não! Encontrei-me sim com uma figura envolta numa intensa luminosidade de tom avermelhado, e constantemente a emitir vibrações muito fortes para todos os quadrantes do Planeta. Constatei então que para aquele Pai Natal o trabalho constituía uma actividade ininterrupta, apenas diversificada por ocasião das festividades que lembram o nascimento do Menino Jesus. Da sua cabana na Lapónia são emitidas, dia e noite, ordens firmes mas serenas, em linguagem universal, para todos os outros, os quais, esses sim, por ocasião do Natal, enfeitam o firmamento com os seus velozes trenós carregados de prendas, descendo chaminés, atravessando os exaustores de fumo das cozinhas e tocando com as suas mãos etéreas mas quentes o interior das cabecitas das crianças e as almas dos homens e mulheres que o merecem, quer tenham pele branca, amarela, negra ou vermelha.
.
SANTO NATAL
.

43 comentários:

Paula Raposo disse...

Ter esperança é essencial. Tudo correrá bem e uma estrela brilha mais no firmamento, agora. Muitos beijos.

Dauri Batisti disse...

Então, que o seu Natal seja cheio de SAÚDE. Toda a paz e amor para você e os seus.

Um abraço.

ARTISTA MALDITO disse...

Olá António

Um texto que entrecruza a realidade com os momentos mágicos que povoam o universo infantil, um texto lúcido e ao mesmo tempo terno.

As memórias fazem parte integrante da nossa vida, aquecem a alma num exercício de resistência ao esquecimento. Lembrar os que nos são mais queridos nesta época particular é um acto de amor, uma lembrança viva que nos auxilia a enfrentar a vida.

Tudo vai correr pelo melhor na sua família, a esperança já se encontra nas suas próprias palavras.

Desejo um Natal pleno de saúde para a sua família e para o António.

Beijinhos
Isabel

ematejoca disse...

Que alegria, António, encontrá-lo aqui de novo.
Este texto deixou-me muito triste porque me trouxe à memória os meus tempos de crianca, aí em Portugal, acreditando no Menino Jesus.
Este ano também eu nao tenho a minha "trovoada de Maio".

Desejo-lhe a si e a toda a sua família muita saúde e um NATAL FELIZ!

Cristina Sousa disse...

Olá António

Venho desejar-te um ótimo Natal, cheio de alegrias,harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar.
Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.
Beijos carinhosos

CARPE DIEM disse...

Porque tenho a certeza que tudo vai correr bem, aproveito para lhe desejar um Feliz e Santo Natal dentro do possível! Que a magia deste Natal perdure por todo o 2009 e lhe traga um Mundo de coisas boas!

Cristiana Fonseca disse...

Venho desejar-te Boas Festas e muita paz e que 2009 seja o ano das alegrias e realizações.
Abraços,
Cris

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Querido António, BOAS FESTAS para ti e toda a tua Família!...
Um grande abraço de amizade,
Fernandinha

Estações da Vida disse...

Olá, Antonio. Suas histórias da guerra soam-me de modo familiar. Para mim, todas as guerras são iguais - uma estupidez tremenda! Falta muito para nós, humanos, evoluirmos e usarmos a inteligência a favor do bem da humanidade. Vivemos de um modo estranho, como se fôessemos imortais; desrespeitamos a vida, a natureza e as coisas de Deus.Pessoas como você, como meu querido pai, pela sensibilidade, pela bondade do coração, ficam marcadas para sempre com essa selvageria humana. Meu desejo é que você, Antonio, cultive no mais íntimo do seu coração e da sua alma, otimismo, esperança, coragem, força, amor e fé. Feliz Natal! Grande beijo.

VAP disse...

Um Santo e Feliz Natal para si, António!

O mar me encanta completamente... disse...

Olá querido poeta.
Grata pelo seu carinho viu?
Um Natal cheio de paz e harmonia para ti e os teus.
Que Jesus nasça a cada dia em nossos corações.

meu carinho...

Glória Salles

Unknown disse...

Primeiro desejo:
Que as cirurgias à tia e aos outros familiares corra bem e que
tenham uma cura rápida.
Segundo desejo:
Deixe o Pai Natal para o comércio e acredite em Jesus vivo no meio de nós, em todos os que cantam e em todos os que sofrem.
Jesus o Amigo que nos espera para ajudar e que quase passamos ao lado sem lhe pedir nada.
Eu acredito n´Ele.

Ester disse...

Querido amigo, a recíproca é totalmente verdadeira!!!
Sua amizade foi um lindo presente que recebi em 2008!

Um Natal maravilhoso para vc e sua família, Deus os abençoe!!


bjs!

Nádia Pinto disse...

Desejo-lhe um feliz e santo Natal e um Ano Novo FANTÁSTICO :)
Beijinhos
Nádia

Anônimo disse...

Obrigada pelo carinho deixado!
Retribuo com um beijinho meu ;outro de Adilson;outro de Arthur e Adriel!Só aqui foram oito beijinhos...rsrs pois nós cariocas cumprimentamos com dois cada vez que beijamos...
Sabe querido Antônio ens muita tristeza,muitass decepções e perdas e elas tem que ser respeitadas...mas discordo de você quando diz que não tem o que comemorar;pois comemoro por você existir;por ser perfeito e sensível ;por ter suportado tanta adversidade até aqui e ser forte e corajoso mesmo por certo amendrontado com que pode acontecer as suas tias ....por lutar bravamente por seus filhos...Há que se celebrar;por que não o papai noel ,mas o papai do céu tem te fortalecido!
Há que se celebrar porque tem cuidado de ti e ainda que não perceba tem te cercado de amor dando-lhes amigos fiéis mesmo que alguns distantes e que oraram e araraão por ti neste dia de véspera de natal e sempre desde que te conheceu...
Há que celebrar sim...
Celebrar a vida...a respiração...
Há que celebrar ter tido poder cuidar de sua mãe ;ter podido dar-lhe um beijo de até amanhã transmitindo-lhe esperança,pois partiu sendo amada ;cuidada por ti e quantos não tiveram esse prazer ou quem sabe não tiveram oportunidade ou até mesmo faltou-lhe esse amor...
Há que se celebrar Cristo;que se fez homem;deixou toda sua glória por nossa causa para que não andássemos sozinhos na escuridão!
Eu sei que não gosta ;que fica bravo comigo;mas quer saber eu não ligo..rs;mas eu te digo jesus te ama tanto tanto tanto que é por isso que estou aqui;e é por isso que você escreve tão lindamente de alma rasgada...
Ele não se esqueceu de Ti e jamais te abandonou...e ele não morre!Não é um velho de barba branca é vivo e é eterno!
Por falar em barba...já barbeou-se hoje?
Hoje é um dia especial!
Vou ser chata de novo:quando irá sair da masmorra novamente e irá visitar o endereço que te dei!?
Um grande abraço como digo a Isabel ;um abraço redondo (inteiro )que conforta e preenche!
Deus te abençoe!
Adriana

ARTISTA MALDITO disse...

António


SIMPLESMENTE: BOA CONSOADA.

Beijinhos
Isabel

Jacinta Dantas disse...

Que bom poder renovar a esperança, mesmo em tempos de pré-ocupações. Que sua Fé te alimente de bons pensamentos e sentimentos. Saúde, Paz, Amor, Fartura e Saúde estejam presente no seu Viver.

Carmen disse...

Olá António,

Espero que 2009 lhe traga muitas e boas razões para comemorar... muita saúde, amor e paz.

Com carinho,
Carmen

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

O sorriso que não demos...
A palavra que calamos...
O carinho que omitimos...
Tudo é passado agora...

É hora de abrir nossos corações.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Abraço amigo

*****

Anônimo disse...

FELIZ NATAL!!!
AMIGO - OCULTO!!
RSRS

Anônimo disse...

Antônio, desejo a você um Ano Novo cheio de paz, carinho e muita saúde. beijos

Anônimo disse...

Boas Festas.


Abraços d´ASSIMETRIA DO PERFEITO

Cadinho RoCo disse...

Passado Natal desejo um feliz 2009.
Cadinho RoCo

Anastácio Soberbo disse...

Olá António
Texto sentido e que muito aprecio.
Não esquecerei de pedir nas minhas (orações)para que o de Além cuide de sua família. Esperança meu amigo.
Um abraço e continuação de Boas-Festas

Marta Vasil (pseud.de Rita Carrapato) disse...

Deixei no meu cantinho um mimo blogueiro para ti. Espero que aceites.

Um abraço

MV

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá António
Espero tenha tido um Bom Natal e venho desejar-lhe um Fantástico 2009.

Um grande abraço com amizade e carinho~.
Vóvó Cassilda

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

Querido António, um grande abraço do fundo do meu coração com muita amizade e carinho... Continuação de BOAS FESTAS,
Fernandinha

Carmen disse...

Olá António,

Espero que volte em breve e traga boas notícias dos seus familiares.
Aproveito para desejar um 2009 em grande, cheio de saúde, amor e muita paz. E que continue a ser a pessoa solidária e sempre atenta aos outros a que nos tem habituado.

Tudo de bom,
Carmen

ARTISTA MALDITO disse...

António

Tem uma prenda para si para o Tentativas Poemáticas e Contos da Guerra Colonial.

Beijinhos
isabel

Pelos caminhos da vida. disse...

A esperança é que nos alimenta e nos da forças para seguir em frente,superando todos os obstáculos que aparecem.

Feliz 2009.

beijooo.

Anastácio Soberbo disse...

Olá António
Entro apenas para lhe desejar um ano de 2009 com muita saúde, força-de-vontade, compreensão e carinho.
E já agora, não deixe o blogue ganhar teias-de-aranha!
Um abraço amigo e tudo de bom para si.

SANDRA RIBEIRO disse...

Desejo-lhe em 2009 ...

Felicidade ao máximo

Êxito em cada fase da tua vida

Boas lembranças de tudo que foi vivido

Um bonito hoje com muito para agradecer

Sonhos se convertendo em realidade


Tudo de bom...HOJE e SEMPRE !!!


FELIZ ANO NOVO !!!!!!


\ o/ BEIJINHOS \o/

Ester disse...

Cortar o tempo

“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,

a que se deu o nome de ano,foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”


Carlos Drummond de Andrade


abraço fraterno, e o desejo que 2009 seja um ano iluminado!

Anônimo disse...

A esperança move o mundo.
Feliz Ano Novo,cheio de saúde paz e realizações. beijos

Alma disse...

Olá António!
De facto cada um vive o Natal e a vida à sua maneira. Não é a certa ou errada, é a sua! Passei por aqui só para lhe desejar um Feliz Ano de 2009... A si e a todos o que acompanham o seu blog!
É bom tê-lo de volta! ;)
Um abraço!
Alma

BC disse...

HAPPY NEW YEAR FOR YOU!
BEIJO
ISABEL

Jardineiro de Plantão disse...

Brindemos juntos a um 2009 cheio de boas emoções.
Fogos, luzes, abraços, amigos, beijos, família, sorrisos, lágrimas
Velhas promessas, novas esperanças,
Lembranças de momentos felizes,
Lembranças daqueles que amamos
e que, por alguma razão, não estão connosco,
Silêncio, em honra daqueles que natureza chamou,
Instante de compartilhamento da dor das famílias,
Instante de desejar que as feridas sejam rapidamente cicatrizadas,
Que as lágrimas de cada uma dessas pessoas
Sejam beijadas por anjos no Ano Novo.

Sintam-se envolvidos por um grande abraço fraternal por este amigo Jardineiro no primeiro segundo de 2009

ARTISTA MALDITO disse...

"Precious to Me-She still shall be-
Though She forget the name I bear-
The fashion of the Gown I wear-
The very Color of My Hair-

So like the Meadows-now-
I dared to show a Tress of Theirs
If haply-She might not despise
A Buttercup's Array-

I know the Whole-obscures the Part-
The fraction-that appeased the Heart
Till Number's Empery-
Remembered-as the Milliner's flower
When Summer's Everlasting Dower-
Confronts the dazzled Bee.!

Um poema de Emily Dickinson que eu deixo ao António a fechar este ano e com a esperança de que o Novo Ano será repleto de... GIOIA!

Bacci mille, un bacino con carezza,
Isabel

Cristina Sousa disse...

Obrigada pelo teu carinho e pela tua presença!!!
Desejo que o teu ano venha recheado de lindos momentos, alegrias, harmonia, saúde, sonhos concretizados e, principalmente, muito amor!!!
Estes são os meus mais sinceros votos.
Beijos carinhosos

Je Vois La Vie en Vert disse...

Sei que já te dei os meus votos de Bom Ano há um tempo juntamente com os do Natal.

Apeteceu-me voltar por aqui e te dizer que te desejo sinceramente que este ano de 2009 te traga a felicidade que todos tanto desejamos e se fores ler o meu último texto no meu cantinho verde, poderás retirar alguma liçãozinha.

HEUREUSE ET BONNE ANNÉE pour toi, ami António !

Bisous verts remplis d'espérance !

nd disse...

AMIGO,
BOM 2009 PRÁ TI

BJS

Helena Rezende disse...

Antonio, sòmente hoje pude ler a sua linda mensagem de Natal, obrigada pela visita ao meu blog http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com!
Me emocionei com a sua mensagem e com o seu conto...os Natais não são mais os mesmos, principalmente depois que perdi meus pais. Também acreditei no bom velhinho e também fiz com que minha filha também acreditasse nele...isto é fantasia, é magia, mas sobretudo a alegria do Natal!
Um beijo grande no seu coração, na torcida sempre para que tudo dê muito certo nas intervenções cirúrgicas de seus entes queridos,

Helena Rezende disse...

Em tempo...

Desculpe-me, dileto Antonio, me envolvi com o clima natalino e me esqueci de desejar-lhe um ano de 2009, repleto de luz, amor, saúde e muito sucesso!
Um grande abraço da amiga virtual,

digital clock


Myspace Clocks, Digital Clocks at WishAFriend.com

LISTA COM ALGUMA MÚSICA PREFERIDA


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Pesquisar este blog

STATCOUNTER

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM
ESTÃO A SER TRANSPORTADOS PARA O "TENTATIVAS II"

A NOSSA AMIGA ADRIANA MARQUES. LINDA!!!

DO BLOGUE DA SONIA SILVINO

Create your own banner at mybannermaker.com!

OBRIGADO E PARABÉNS MARINEIDE

PARABÉNS ODETE DAN

PARABÉNS ODETE DAN
MUITAS FELICIDADES

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO
Oferta gentil de http://gregapoemas.blogspot.com

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM
Muito obrigado, linda Mari

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Já lá vai o tempo do "Currículo"... Espiritualista (estudioso, mas não fanático). Voluntariado