Total de visualizações de página

"O GUARDADOR DE REBANHOS" ALBERTO CAEIRO


(...)Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.


(...)Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...


antoniopais1.blogspot.com

!-- Facebook Badge START -->Antonio Pais

HUMANA

HUMANA
ESCOLHI-TE COMO A IMAGEM DE TODAS AS PESSOAS QUE TÊM SIDO A RAZÃO DA MINHA NAVEGAÇÃO NA BLOGOSFERA

ANTÓNIO PAIS

A inocência de um escritor-menino...

domingo, 31 de agosto de 2008

DESMISTIFICAR A POESIA

Ao princípio sentia vergonha de mostrar aquilo a que continuo a chamar "tentativas poemáticas".
Libertei-me desse preconceito ao receber uma carta da minha amiga poetisa Otília Filomena Ferreira, a quem aproveito para prestar homenagem.
Escreveu ela: POESIA - Uma Atitude Perante a Vida, Os Seres e as Coisas

Todos os estudos alguma vez realizados, à semelhança de todas as metodologias de análise, ou teorias e técnicas de classificação já elaborados, outro ponto de partida, fonte ou material não tiveram para além do próprio poema - serão elucubrações de validade discutível, dado que enquadradas "a posteriori". Mas também sabemos que uma prática reflexiva e discursiva sobre um número significativo de tratos poéticos pode permitir a emissão de juízos de valor, desde a promoção à aceitação e à rejeição, que, muitas vezes, a par da sua utilidade detêm algum fundamento.
A terminologia técnica da recensão crítica ao texto poético, mesmo nos nossos dias, continua a ser modificada a todo o momento, devido às tentativas imparáveis e competitivas dos analistas na sua mira e na sua luta sempre prontos a desvendar o irrevelável. Justifico-me: Estudei e não me arrependo. Escrevo e gosto de escrever. Não serei poetisa, provavelmente, o que não me preocupa.
Uma coisa sei: do poema e no poema ouve-se a voz de quem o realizou.
Lembro que Garrett dizia que "ser poeta é andar enamorado toda a vida".
Ser poeta é não ter idade. Jorge de Sena, num poema de amor, confessa: "A nossa idade: as tuas mãos nas minhas".
Este encanto, este encontro, com tudo e com todos, é o segredo e a pulsação do poeta.

CONFISSÃO

QUEBREI A TAÇA FRÁGIL DO ORGULHO
TRANSPARENTE, DO CRISTAL MAIS PURO.
E A MEMÓRIA INCENDIOU-SE SEM EU QU' RER.
NÃO SEI BEM SE ME PERCO EM CADA HORA
MAS ESTOU SÓ, COMO DANTES, E AGORA
DE MÃOS FRIAS QUE JÁ NÃO POSSO AQUECER.

SE RECORDO O VALOR DE CADA INSTANTE
TÃO VIVIDO, TÃO REAL E TÃO CONSTANTE
DE PERENE COMO O QUE É VERDADE,
TENHO PENA DE MIM E O SOFRIMENTO
DE PENSAR ENTRE A LUZ E O LAMENTO
SÓ ENCONTRO SOSSEGO NA AMIZADE

Nenhum comentário:

digital clock


Myspace Clocks, Digital Clocks at WishAFriend.com

LISTA COM ALGUMA MÚSICA PREFERIDA


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Pesquisar este blog

STATCOUNTER

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM
ESTÃO A SER TRANSPORTADOS PARA O "TENTATIVAS II"

A NOSSA AMIGA ADRIANA MARQUES. LINDA!!!

DO BLOGUE DA SONIA SILVINO

Create your own banner at mybannermaker.com!

OBRIGADO E PARABÉNS MARINEIDE

PARABÉNS ODETE DAN

PARABÉNS ODETE DAN
MUITAS FELICIDADES

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO
Oferta gentil de http://gregapoemas.blogspot.com

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM
Muito obrigado, linda Mari

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Já lá vai o tempo do "Currículo"... Espiritualista (estudioso, mas não fanático). Voluntariado