Total de visualizações de página

"O GUARDADOR DE REBANHOS" ALBERTO CAEIRO


(...)Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.


(...)Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...


antoniopais1.blogspot.com

!-- Facebook Badge START -->Antonio Pais

HUMANA

HUMANA
ESCOLHI-TE COMO A IMAGEM DE TODAS AS PESSOAS QUE TÊM SIDO A RAZÃO DA MINHA NAVEGAÇÃO NA BLOGOSFERA

ANTÓNIO PAIS

A inocência de um escritor-menino...

terça-feira, 16 de junho de 2009

ESCLARECIMENTO PUBLICAÇÃO ANTERIOR



O FUTURO ESTÁ NA NOSSA JUVENTUDE







Relativamente à minha publicação anterior, datada de 14 de Junho, e intitulada: "Liberdade de Expressão ?", cumpre-me realçar que não são os jovens que ponho em causa.

Relaciono-me muito pouco com pessoas da minha faixa etária. Os meus melhores amigos e amigas são amigos e amigas dos meus dois filhos, os quais, fruto da educação e atenção que lhes proporcionei (não esquecendo os professores que ainda recordamos com admiração e saudade), felizmente nunca se deixaram arrastar por modas, enquanto intencionalmente desviantes de comportamentos pouco saudáveis, por parte da sociedade em que estamos inseridos.

Aquilo que pretendi denunciar foi a forma abjecta como quase toda a nossa comunicação social nos tenta sub-repticiamente manipular (sobretudo aos jovens inexperientes e incautos)

É sobejamente conhecido que ainda existem neste "jardim à beira mar plantado" mais de 30% de pessoas iletradas (!!!)

Este país não se limita às suas principais cidades: Porto, Coimbra, Lisboa, Faro... O país real só tem, na generalidade do seu território, à disposição da sua população, 3 (três) canais de televisão: Rtp-1, SIC e TVI. A Rtp-2 é vocacionada para programas de índole cultural. Nem todos têm, portanto, acesso aos canais via satélite ou por cabo.

No meu entender "democracia" é apanágio dos poderosos: daqueles que têm dinheiro.

Após a chamada "Revolução dos Cravos" em 25 de Abril de 1974 já conheci o sabor amargo, dilacerante e revoltante de ver 3 (três) trabalhos literários censurados, um dos quais num programa de sátira social, em televisão.

*

No meu artigo a uma página, publicado no extinto Jornal da Chamusca e do Vale do Tejo, na rubrica Janela Aberta, datado de Fevereiro de 2002, escrevi : “...Com uma precisão impressionante, um ano depois, a mesma estrada que liga a Carregueira à Chamusca voltou a chorar duplamente lágrimas de sangue por outros dois cachopos queridos que morreram...”

Fevereiro...uma vez mais...

.

Não pretendo revolver feridas ainda e nem sempre completamente saradas. Apenas aproveitar a oportunidade para os homenagear e recordá-los na profunda saudade que nos deixaram.

Naquele artigo de Fevereiro ficou escrita uma singela mas muito sentida homenagem a um rapaz querido da nossa terra, também ele motard : O Nelson Campos. Porque o Fevereiro, um ano depois, levou do nosso convívio mais dois cachopos utilizadores e amantes das duas-rodas : os queridos e saudosos Cazé e o Carlitos (Quian).

Fevereiro...uma vez mais...

Os amigos dos meus filhos meus amigos são ! Independentemente do meu mais ou menos próximo relacionamento com eles.

Na pessoa do Luís (o Micha) eu lembrava, à semelhança do que acontece com o seu irmão, a figura dum homem simpático, que tal como o meu pai, foi Carteiro Rural : o saudoso senhor Abel.

O Luís, se Deus o permitir, deixa no ventre da linda e doce Sandra uma parte material da sua curta e dolorosa existência entre nós.

Para a família, para a AVUCA, para os amigos e para os motards deixo este texto singelo mas provido de grande sentimento de pesar.

Porque entendo que muito mais impressionante do que as palmas comprimidas e confinadas ao interior dum estádio de futebol é o arripiante grito de dor e de adeus, ao ar livre, em uníssono, lançado pelas “cordas vocais” dos escapes de alto rendimento que emprestam à embargada voz humana, provenientes da alma dos motards misturadas no trabalhar dos potentes motores das Yamahas, das Suzukys, das Hondas, das Kawasakys...

Os punhos dos aceleradores são puxados insistentemente até aos empanques, levando os ponteiros dos conta-rotações a subirem nervosamente até aos limites do red-line, enquanto que o interior das viseiras dos capacetes de várias cores se vão embaciando e salpicando com o salgado das lágrimas.

É, sem dúvida, um dos rituais mais aterradores, mais comoventes, mais sentidos e mais inolvidáveis que jamais conheci. Esta manifestação de pesar e de despedida só a conseguem entender na plenitude aqueles que já foram ou são motards ; ou aqueles que já tiveram ou têm filhos motards. Por isso há quem diga que ser motard é também um estado de espírito !...

.

4 comentários:

ARTISTA MALDITO disse...

António, nesta publicação o que se realça é a sua veia jornalística e o modo como relata com vivacidade os acontecimentos.

Realço aqui a sua versatilidade na escrita.

Beijinhos com tanto carinho,
Isabel

Marta Vasil (pseud.de Rita Carrapato) disse...

António

Gostei muito de ler esta publicação. Arranhou-me, talvez pelo conteúdo e pelos motivos apontados em cima pela Isabel.

Sobre estados de espírito muitos são os que caminham em paralelo com o prazer e a angústia, mesmo a dor.

Beijinho

Teté disse...

Olá, António!

Também recebi o mail que consta no post anterior e não posso deixar de concordar com alguns dos aspectos que foca. Nomeadamente, com o facto dos jovens serem "manipulados" por modas veiculadas por programas televisivos de 5ª categoria, como é o caso dos "Morangos" ou do "Rebelde". Além de que na adolescência, normalmente, quase todos têm alguma tendência para seguir as modas dos seus grupos, numa espécie de ritual de "integração": vestir quase do mesmo modo, penteados idem, saídas para os mesmos locais, etc. e tal. Um "carneirismo" próprio dessas idades.

Contrariamente, quase todos os meus amigos (não virtuais) são da minha geração. E simpatizo com os amigos do meu filho (17 anos), recebo-os cá em casa com o maior à-vontade e quase diariamente, mas não me alongo em conversas com eles. Os temas que lhes interessam - jogos de computadores, futebol, desporto e até em gostos musicais - são muito diversos dos meus. Para meu descanso, felizmente, nenhum é motard (tenho um na família, mas já tem mais de 50 anos). As motas assustam-me precisamente pelo largo número de acidentes na estrada. Mas entendo o gozo que deve dar.

Por acaso encontrei aqui neste canto algumas "experiências" semelhantes às minhas. Sorry, não ter visitado mais cedo!

Quanto à escrita há uma palavra de ordem: nunca desistir! Mesmo quando parece que ninguém lê ou se importa!

Beijinhos e continuação de boa criatividade, em verso ou prosa!

ematejoca disse...

Meu caro António!

Só há pouco li a sua amável resposta referente à minha crítica. Muito obrigada!

Continuo na minha, e podia mesmo analisar o texto desse rapaz cobarde, que nem coragem teve de escrever o nome dele, e mostrar os paradoxos dessa crítica absurda.

O texto nem é seu, o António só se limitou a dar-lhe 5 de nota. Eu também dou a esse texto 5, mas da tabela de notas da Alemanha!!!

Bem, como já disse à Isabel Cabral, quando me irritar com um texto como desta vez, em vez de deixar comentários vou dar um passeio pela floresta.

Boa noite, António, e espero, que continuemos amigos.

digital clock


Myspace Clocks, Digital Clocks at WishAFriend.com

LISTA COM ALGUMA MÚSICA PREFERIDA


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Pesquisar este blog

STATCOUNTER

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

ESTES PRÉMIOS/SELINHOS FORAM ELABORADOS PARA OFERECER A TODOS OS QUE FAZEM O FAVOR DE ME VISITAREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM

OS PRÉMIOS/SELINHOS QUE TIVERAM A GENTILEZA DE ME OFERECEREM
ESTÃO A SER TRANSPORTADOS PARA O "TENTATIVAS II"

A NOSSA AMIGA ADRIANA MARQUES. LINDA!!!

DO BLOGUE DA SONIA SILVINO

Create your own banner at mybannermaker.com!

OBRIGADO E PARABÉNS MARINEIDE

PARABÉNS ODETE DAN

PARABÉNS ODETE DAN
MUITAS FELICIDADES

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO

OBRIGADO MARINEIDE DAN RIBEIRO
Oferta gentil de http://gregapoemas.blogspot.com

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM

DA LINDA POETISA E AMIGA MARI AMORIM
Muito obrigado, linda Mari

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Já lá vai o tempo do "Currículo"... Espiritualista (estudioso, mas não fanático). Voluntariado